Planejamento
Cal
Confira as diferenças entre os tipos e saiba o que observar ao comprar, incluindo as informações que precisam constar da embalagem
Reportagem: Juliana MartinsEdição 57 - Março/2013
A cal é um aglomerante produzido a partir de rochas calcárias ou magnesianas. Os tipos mais usados são a virgem e, principalmente, a hidratada. A primeira é obtida a partir da queima da pedra calcária a temperaturas próximas de 800ºC. A hidratada, extremamente fina e leve, tem capacidade de reter água e afinidade química com cimento, acelerando reações, explica o químico Valdecir Angelo Quarcioni, responsável pelo laboratório de materiais de construção civil do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT).
As cales hidratadas são classificadas de acordo com sua composição, recebendo o título de CH-I, CH-II ou CH-III.
A diferença, explica Quarcioni, é o grau de pureza. "A produção da CH-III é mais econômica que a CH-I e isso reflete no produto, com presença ou não de material não calcinado e impurezas da rocha", diz. Por isso, a depender da aplicação, alguns preferem uma a outra.
A cal hidratada é um poderoso aglomerante, com função semelhante à do cimento na argamassa. A diferença é que, enquanto o cimento endurece ao reagir com água, a cal hidratada endurece no contato com ar, sendo chamada de aglomerante aéreo.
Há quem chame a cal de ligante químico. Segundo o engenheiro e pesquisador do IPT, Ercio Thomaz, a expressão é errada. "Ligante químico pode ser designação genérica de qualquer tipo de cola", explica.
ITENS A OBSERVAR
Verifique se a embalagem apresenta a marca, o tipo (CH-I, CH-II ou CH-III), a inscrição NBR 7.175, o nome ou a razão social do fabricante e o Selo de Qualidade da Associação Brasileira dos Produtores de Cal (ABPC). Uma relação de empresas produtoras de cal hidratada conformes e não conformes está disponível no site do Programa Setorial da Qualidade (PSQ), do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), do Ministério das Cidades, em http://goo.gl/ILhcD. É possível consultar no endereço www.abpc.org.br a relação de empresas monitoradas pelo Programa da Qualidade da Cal Hidratada para a Construção Civil.


Apoio técnico: Valdecir Angelo Quarcioni, responsável pelo laboratório de materiais de construção civil do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT); Mauro Adamo Seabra, secretário-executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Cal (ABPC); e engenheiro Ercio Thomaz, do IPT.
Comentários