Publicidade

Materiais e ferramentas

Eletricidade

Como usar multímetro

Aprenda a medir com segurança tensão, corrente, continuidade e outras propriedades de circuitos elétricos

Reportagem: Juliana Martins
Edição 53 - Novembro/2012

Como o próprio nome diz, multímetros são equipamentos capazes de medir e avaliar diversas grandezas elétricas, como tensão, corrente, resistência, continuidade, frequência, capacitância, temperatura, teste de diodo, ciclo de atividade, dentre outros, em sistemas contínuos e alternados.

Confira o vídeo: Videoaula: como usar multímetro

Para esta reportagem utilizamos um multímetro digital, mas a forma de operação é a mesma para modelos analógicos. Em geral, para instalações elétricas de edificações, que funcionam em corrente alternada, é preciso apenas que o equipamento tenha amperímetro e voltímetro, para medir corrente e tensão, respectivamente.

Preparação
Para usar o multímetro são necessários alguns cuidados. A chave seletora precisa estar posicionada na função correta e ela não pode ser alterada enquanto ainda estiver em contato com um circuito energizado.

O aparelho usado para esta reportagem tem apenas dois bornes de entrada, suficientes para fazer medições residenciais. No entanto, há equipamentos com mais bornes. Em geral, apenas o cabo vermelho deve ser mudado de posição para uso das demais escalas. O fio preto permanece sempre conectado à porta COM. Troque as pontas de prova sempre que apresentarem sinais de desgaste.

Se o valor a ser medido já é conhecido, selecione a escala correspondente. No entanto, se há dúvidas sobre se, por exemplo, uma instalação é 110 V ou 220 V, selecione uma escala mais alta para não queimar o aparelho.

Segurança
Trabalhar com eletricidade exige alguns cuidados, como não ficar em contato direto com o solo, preferir botas com sola de borracha e não ter contato com estruturas que não estejam aterradas.

Em tensões alternadas acima de 30 V e contínuas acima de 60 V, o choque causado pode ser muito forte. No entanto, mesmo correntes muito baixas podem provocar a desagradável sensação do choque elétrico. Acima de 20 mA pode ocorrer até mesmo parada cardiorrespiratória.

MONTAGEM

Fotos: Marcelo Scandaroli
1. Selecione a função que será usada na medição. 2. Conecte o cabo de medição preto na entrada com a inscrição COM.

Fotos: Marcelo Scandaroli
3. Se o seu multímetro tem apenas duas entradas, conecte o cabo vermelho no borne que sobrou. Caso tenha mais, verifique a entrada que tiver com o mesmo símbolo da função escolhida.

PÁGINAS :: 1 | 2 | 3 | Próxima >>
Destaques da Loja Pini
Aplicativos

Publicidade