Publicidade

Projetos

Estrutura

Cobrimento de armaduras

Espessura de camada de concreto sobre o aço de pilares, vigas e lajes varia de acordo com o ambiente em que a obra é construída

Reportagem: Juliana Nakamura
Edição 45 - Dezembro/2011
ESPAÇADORES

O uso dos espaçadores (também chamados de distanciadores) fixados às armaduras é um recurso de grande valia para garantir o cobrimento das armaduras nas estruturas e também para assegurar o posicionamento das armaduras no centro das fôrmas. Esses elementos podem ser confeccionados em materiais diversos, como concreto e plástico de alta densidade.

Para exercer adequadamente seu papel, o espaçador deve ser fixado no local para o qual foi previsto e instalado. "Também deve ser resistente às cargas para evitar que se deforme, e concebido de forma a não deixar caminhos para a penetração do ar e da água entre a superfície e a armadura", salienta o engenheiro Egydio Hervé Neto. O engenheiro conta que os espaçadores plásticos, por sua precisão geométrica, dominam o mercado das obras correntes. "Mas é preciso respeitar sua resistência e posicioná-los correta e firmemente em seus locais, para evitar problemas. Em alguns casos a necessidade de maior resistência do espaçador pode ser resolvida com espaçadores industrializados de concreto", acrescenta.

Tipos mais utilizados

Fotos: Eduardo Gondo
 
 
         
O distanciador plástico circular pode ser utilizado em laterais de vigas, paredes de concreto e prémoldados. A quantidade varia de quatro a cinco peças por metro quadrado, aplicadas de maneira intercalada nos estribos.
 
O distanciador tipo cadeirinha é indicado para uso em armaduras horizontais, com lajes, fundo de vigas e pré-moldados. Esse tipo de acessório deve ser quantificado de acordo com as dimensões e peso das armaduras, e deve ser posicionado de modo intercalado sob as armaduras.
 
O distanciador tipo centopeia é indicado para armaduras horizontais, como lajes, fundo de vigas, sapatas e pré-moldados. Resistente a elevadas cargas, cada peça deve apoiar pelo menos dois pontos das armaduras.

 

 
 
Divulgação: JACP
         
Indicado para apoiar cordoalhas de protensão e armaduras negativas, este espaçador deve ser fixado na fôrma com pregos ou grampos de pressão.
 
Distanciador indicado para pisos de concreto armado. Pode ser utilizado em solos de brita ou lona. Sua base mais larga impede que a peça afunde.
 
Os distanciadores de concreto são produzidos industrialmente com concreto de alto desempenho, que lhes garante grande resistência e precisão dimensional. Disponíveis em diferentes modelos, podem ser utilizados em lajes, pisos industriais, etc.

 

 

PÁGINAS :: << Anterior | 1 | 2
Destaques da Loja Pini
Aplicativos

Publicidade